Estilo de VidaTagged , , , ,

Sintomas da menopausa aos 40 anos

Sintomas da menopausa aos 40 anos

A menopausa é uma fase que vem acompanhada de vários sintomas incômodos. Alguns fatores têm de ser considerados ao falar de menopausa, para que não se confunda. Se a mulher encerrar por completo os ciclos menstruais aos 40 anos, é considerado menopausa precoce, já que a idade “comum” para a entrada da menopausa é a partir dos 45 anos. Já quando a mulher ainda menstrua, porém de forma desregulada, considera-se que a mulher está na pré-menopausa. Para melhor entendimento, vamos explicar o que significa cada fase e mostrar quais são os sintomas da menopausa aos 40 anos.menopausa-fases

Menopausa Precoce

Esta fase é identificada quando a mulher encerra os ciclos menstruais com 40 anos ou antes, assim, a mulher não pode mais engravidar de forma natural, e já nota os intensos sintomas da menopausa.

Pré-menopausa

Podemos observar com a imagem que, como o próprio nome diz, a pré-menopausa é a fase que antecede a menopausa, onde os sintomas podem começar a aparecer, porém, a mulher ainda menstrua, só que de forma desregulada.

Climatério

Muitas mulheres acreditam que climatério e pré-menopausa são a mesma coisa, porém, isto é um engano. O climatério é todo o período de quedas hormonais no corpo da mulher, ou seja, ele se inicia na pré-menopausa e perdura até a fase final da pós-menopausa.

Menopausa

A menopausa, ao contrário do que muitas mulheres pensam, é o nome dado apenas à data que marca exatamente o período de 12 meses sem menstruar, ou seja, é o dia em que se encerram os ciclos.

Pós-menopausa

É todo o período que se estende após o dia da menopausa, onde os sintomas já estão bem mais frequentes, sendo os mais comuns: calorão, tontura, dores de cabeça, alterações de humor e falta de libido.

Como saber se o climatério acabou?

Infelizmente, não existe um período certeiro que determina o fim das alterações hormonais no corpo feminino, mas, especialistas indicam que por volta de 10 a 15 anos após a menopausa, as incômodas sensações podem cessar.

Tratamentos para a menopausa

Existem vários fatores que podem auxiliar na redução dos frequentes sintomas da menopausa, como alimentação balanceada, a prática de esportes e o uso de suplementos naturais.

Uma outra alternativa procurada por mulheres neste período é a reposição hormonal, entretanto, ela pode propiciar alguns problemas à saúde, como câncer de mama, câncer de endométrio, infarto, derrame, mudanças físicas, mudanças metabólicas, etc. É importante ficar atenta se vale realmente a pena correr estes riscos.

Saiba mais sobre a vida feminina na menopausa acessando o blog Saudável e Feliz. Veja também o suplemento natural que está fazendo a cabeça das mulheres, o Active Woman Plus.

[Quero saber + sobre sintomas da menopausa]

Deixe seu comentário